Este livro é uma seleção de artigos escritos pelo especialista em educação Gustavo Ioschpe publicados na Veja. Neste livro ele quebra, com evidências, alguns paradigmas sobre educação no Brasil, e mostra alguns exemplos que poderiam melhorá-la. Segue alguns pontos apimentados:
- O último levantamento feito pelo Inaf mostrou que apenas 26% da população brasileira de 15 a 64 anos é plenamente alfabetizada.
- O Brasil não gasta pouco em educação. O Brasil gasta 4,4% do PIB na educação, contra 4,9% dos pasíses da OCDE. O Brasil gasta mais que o Japão e a Irlanda e praticamente o mesmo que a Coreia - alguns dos países com os melhores sistemas educacionais do planeta.
- Professores foram perguntados sobre quais seriam as finalidades mais importantes da educação, 72% disserem ¨formar cidadãos conscientes¨, ¨ Proporcionar conhecimentos básicos¨ ficou com apenas 9%. A maior prioridade dos professores é ensinar. Escola não é local de doutrinamento ideológico.
- Professor não ganha mal. O salário do professor é maior que a média brasileira. O problema é que o brasileiro ganha mal.
Esses são alguns pontos que o livro toca. Leitura essencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário